10 CURIOSIDADES SOBRE AS HIENAS





Hienas são mamíferos da ordem carnívora e família Hyaenidae.

 

Apesar de parecerem com cães, as hienas tem maior  afinidade com animais como civetas (famíliaViverridae) e leões (família Felide).

 

Hienas vivem em sociedades matriarcais. Elas demarcam território, brigam pelos machos e vivem em grupos de ambos os sexos comandados por uma fêmea-alfa.

 

A gestação da hiena dura em entre 98 e 110 dias. Geralmente nascem gêmeos, embora não seja raro o nascimento de três ou quatro filhotes.

 

As fêmeas da hiena possuem uma espécie de pseudo-pênis. Isso dificuldade um pouco a vida dos machos porque, para copular, eles precisam introduzir o seu pênis no pseudo-pênis da parceira.

 

As hienas possuem mandíbulas tão fortes que são capazes de quebrar ossos. Outra curiosidade interessante sobre esse animal é o seu estômago adaptado para digerir as partes mais duras dos alimentos, inclusive ossos. Aliás, a ingestão de ossos tornam as fezes das hienas bicolores.

 

Hienas são animais extremamente agressivos e não é raro que um filhote mate outro. Uma das prováveis causas está na quantidade de hormônios masculinos produzidos pelas fêmeas durante a gestação.

 

São capazes de emitir gritos ásperos, muitas vezes confundidos com risadas.

 

Ao contrário de outros carnívoros, as hienas não têm o hábito de lamber a pelagem, permanecendo assim com o mal cheiro do alimento, constituído muitas vezes de restos em putrefação.

 

Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas as hienas volta e meia comem excrementos. Ainda não se sabe o motivo, mas acredita-se que elas ingerem esse tipo de coisa justamente para ajudar na digestão ou simplesmente quando não encontram nada para comer.

 

Fontes: Wikipédia, InfoEscola, Mundo Estranho.

 

 

 

 


Comentários!: