10 FATOS PECULIARES E INFORMAÇÕES CURIOSAS SOBRE WALL STREET





Nova York foi fundada por colonos holandeses com o nome de Nova Amsterdã. Só recebeu o nome atual após a conquista inglesa de 1 664. O “York” surgiu do nobre inglês James Francis Edward Stuart, Duque de York.

 

A então vila de Nova Amsterdã tinha apenas 270 colonos na época em que surgiu. Foi fundada em terras disputadas por indígenas. Para conter ataques, os holandeses resolveram construir uma barreira de proteção. Mas…

 

Os colonos holandeses foram expulsos pelos ingleses, invasores que vieram do mar e ergueram outra vila no local: Nova York. Com o passar dos anos, construiu-se uma via que seguia o mesmo contorno da muralha construída pelos antigos colonos. Foi assim que surgiu a “Rua do Muro”/Wall Street.

 

Curiosamente, era ali que comerciantes e transportadoras negociavam contratos de navegação. A fama de centro financeiro só surgiu no final do século XVIII, quando o capitalismo se tornou mais presente.

 

Wall Street fica perto da ponte do Brooklyn e do New World Trade Center, onde ficavam as torres gêmeas derrubadas durante os atentados de 11 de setembro.

 

Um dos principais símbolos de Wall Street é a estátua de um touro, o Charging Bull. Feita em bronze, ele representa para os investidores uma alta nas ações da bolsa. Corre uma lenda urbana que esfregar a mão nos seus chifres e testículos atrai boa sorte e dinheiro.

 

O índice Dow Jones é um indicador do movimento financeiro do mercado de valores norte-americano. É baseado na cotação das 30 maiores empresas do país. Foi criado em 1 896 por editores do The Wall Street Journal.

 

Dow Jones é também a editora que publica o The Wall Street Journal, um dos principais jornais dos Estados Unidos. Com uma tiragem de cerca de 2,4 milhões de exemplares, o TWSJ possui formato standard e especializado em economia.

 

Localizada em Wall Street, a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE, sigla em inglês) é a maior bolsa de valores do mundo, reunindo em torno de 2 500 empresas e movimenta em torno de 19,3 bilhões de dólares.

 

A Bolsa de Valores de Nova York ganhou uma “concorrente” (entre aspas) em 1 971. Chamada de NASDAQ – sigla para National Association Securities Dealers Automated Quotations –, sua principal característica é reunir empresas de alta tecnologia, comunicações e biotecnologia.

 

Fontes: Wikipédia, UOL Educação, O Globo.

 


Comentários!: