12 PEQUENAS CURIOSIDADES SOBRE O PLANETA MERCÚRIO





Mercúrio recebeu esse nome em referência ao deus mensageiro romano, conhecido entre os gregos como Hermes. Motivo: o movimento rápido do planeta em torno do Sol.

É o menor planeta do Sistema Solar e o mais próximo do Sol. Só para efeito de comparação, ele é menor do que Titã, uma das luas de Saturno, e Ganimedes, de Júpiter.

Durante o dia, a temperatura em Mercúrio pode chegar a inconcebíveis 430º Celsius, enquanto que durante a noite pode despencar para -180º Celsius. Isso ocorre porque a superfície do planeta não retém o calor.

A superfície do vizinho Vênus é mais quente que a de Mercúrio, apesar deste estar mais próximo do Sol. No lado iluminado venusiano, as temperaturas podem chegar a incríveis 500º Celsius.

Existem regiões nos polos que nunca receberam luz solar. Foi por isso que os cientistas não esboçaram surpresa quando descobriram água congelada em crateras no polo norte de Mercúrio.

Enquanto a Terra viaja a 108 mil quilômetros por hora em sua órbita em torno do Sol, Mercúrio viaja a 180 mil quilômetros. Um ano por lá dura apenas 88 dias terrestres.

Acredite se quiser, mas um dia em Mercúrio dura 58 dias terrestres e 15 horas (quer dizer, um dia por lá dura quase 2 meses por aqui).

Mercúrio e Júpiter são os únicos planetas do Sistema Solar que não possuem luas.

Mercúrio é um planeta rochoso com um núcleo constituído basicamente de ferro.

O que mais chama a atenção em Mercúrio é a enorme quantidade de crateras de impacto em sua superfície. A maior formou-se a cerca de 100 milhões de anos, provavelmente pelo impacto de um cometa.

A gravidade é cerca de 38% da gravidade da Terra. Isso significa que uma pessoa de 70 quilos pesaria apenas 25,9 quilos em Mercúrio.

Mercúrio possui regiões e crateras batizadas em homenagem a grandes nomes da cultura mundial, como Shakespeare, Beethoven, Twain, Dickens e Michelangelo.

Fontes: Wikipédia, Mega Curioso, R7, Enciclopédia Ilustrada do Universo.


Comentários!: