15 COISAS QUE VOCÊ DEVIA SABER SOBRE A TUNÍSIA





A capital e maior cidade da Tunísia é Túnis, uma cidade com 1 milhão de habitantes.

Além de Túnis, estão entre as mais populosas da Tunísia as cidades de Sfax, Nabeul, Sousse, Kairouan e Ben Harous.

A população é constituída por árabes e bérberes (povo que há milênios habita a região), e a religião predominante é o islamismo.

A língua oficial é o árabe. Existe, no entanto, um grande número de falantes do francês. Dos 10 milhões de habitantes do país, 6 milhões arranham ou falam fluentemente a língua de Descartes. A língua berbere possui também um grande número de falantes.

Devido à sua localização junto ao mar Mediterrâneo, a Turquia possui um clima mais ameno. Há também uma imensa quantidade de terras férteis na faixa litorânea. No interior, o clima é mais seco e desértico (o deserto do Saara cobre 40% do país).

A Tunísia foi colônia francesa até 1 956, quando conquistou a sua independência. O primeiro presidente foi Habib Bourguiba, que governou o país até o final dos anos 80.

O ex-presidente Ben Ali assumiu o poder através de um golpe de Estado, em 1 987. Ele foi derrubado em 2 011, quando intensas manifestações populares sacudiram países do Oriente Médio e Norte da África como Líbia, Egito e Síria. Ben Ali procurou asilo na Arábia Saudita.

Chamada de Revolução de Jasmin, o movimento que culminou na fuga do ex-presidente Ben Ali ajudou a convocar uma Assembleia Constituinte e a escolher um governo eleito democraticamente. Detalhe: a Tunísia é o único país da Primavera Árabe (série de protestos ocorridos em 2 011) que conseguiu instaurar um regime democrático.

A Tunísia é uma República Parlamentarista, em que o Chefe de Governo não é eleito diretamente. Em muitos países parlamentaristas, quem detêm o poder é o Parlamento eleito por vias democráticas.

A Tunísia é um país com cerca de 3 000 anos de história. Pelo seu território já passaram povos como fenícios, romanos, vândalos, bizantinos, franceses e outros. As ruínas de Cartago, que durante um bom tempo foi a principal rival de Roma no Mediterrâneo, são algumas das principais atrações históricas do país.

Os berberes são um povo típico do norte da África. Habitam países como Tunísia, Argélia, Líbia e Marrocos, entre outros.

Parte das cenas externas da primeira trilogia de Star Wars foi filmada no deserto da Tunísia. Embora em ruínas, esses cenários (inclusive a casa de Luke Skywalker) ainda existem.

A moeda do país é o dinar.

A estrela e a lua na bandeira da Tunísia (imagem acima) simbolizam o islamismo, a religião predominante no país.

A Tunísia é um dos países mais abertos aos turistas estrangeiros. Eles, porém não estão de todo seguros. O país foi cenário de dois ataques de grupos terroristas, um deles num resort cheio de estrangeiros.

(Obs: os dados aqui descritos são de 2 015)

Fontes: Wikipédia, Sua Pesquisa, O Mundo Segundo os Brasileiros.


Comentários!: