15 FATOS E NÚMEROS CURIOSOS SOBRE VITÓRIA DO ESPÍRITO SANTO





Existem duas versões para o nome Vitória. De acordo com a primeira, o nome teria surgido em razão da vitória de Vasco Fernandes num luta contra os índios que habitavam a região. E de acordo com a segunda, Vitória teria sido assim batizada pelos jesuítas bascos que, ao chegarem ao local, quiseram homenagear Nossa Senhora da Vitória.

 

A primeira cidade do estado do Espírito Santo foi a Vila do Espírito Santo, atual Vila Velha. Ela foi também a sua primeira capital.

 

A atual capital capixaba é a cidade de Vitória.

 

Um dos poucos estados brasileiros em que a capital não é a maior cidade é o Espírito Santo. A maior cidade é Serra.

 

As cidades que constituem a região metropolitana de Vitória são, além da capital: Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Viana e Fundão. Ao todo, ela possui 1,8 milhão de habitantes.

 

Os maiores bairros em população da capital capixaba são Camburí e Bairro de Penha. Entre os menores estão o Ilha do Frade, Piedade e Horto.

 

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, Vitória é a segunda capital com melhor IDH/Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, depois de Florianópolis. Ainda de acordo com a FGV, ela é também a nona melhor cidade para se trabalhar.

 

Os bairros com melhor IDH são Mata da Praia, Barro Vermelho e Santa Luíza. Detalhe: eles estão na sétima posição entre os melhores bairros do Brasil.

 

Vitória foi considerada pela ONU como a quarta melhor cidade do país para se viver.

 

Foi também considerada a melhor capital para o jovem iniciar carreira.

 

Vitória possui dois portos: o porto de Vitória e o de Tubarão, que formam o maior complexo portuário do Brasil.

 

Vitória é uma das três capitais-ilhas do Brasil, ao lado da maranhense São Luís da catarinense Florianópolis.

 

Por estar localizada numa região de muitas ilhas e morros, Vitória possui pouco espaço para crescer. Não é sem motivos, portanto, que se transformou numa das cidades com o metro quadrado mais caro do Brasil.

 

Os times de futebol capixabas com maior número de torcedores são o Vitória Futebol Clube e o Rio Branco Futebol Clube. O único que chegou a participara de um Campeonato Brasileiro foi o Vitória.

 

Uma das principais atrações do artesanato da cidade são as panelas de barro. Existe até uma feira onde os artesãos vende esses, entre outros produtos, para os moradores e turistas.

 

Fontes: UOL, Wikipédia, Brasil Escola, Rádio CBN, Governo do Estado do Espírito Santo.

 

 


Comentários!: