16 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ESPANHA





Depois da França, a Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental. Além do espaço situado entre Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta.

O brasão da Espanha é uma composição de cinco outros brasões: o de Castela, de Leão, Aragão, Navarra e Granada. Além disso, ele também possui um pequeno escudo azul com três flores de lis representando os Bourbon (a casa rea do país).

A língua oficial é o espanhol, mas há outras línguas com o estatuto de cooficiais. São elas o catalão, o galego, o basco (euskara), o aranês e o valenciano.

Falado na região espanhola da Galícia, o galego é um língua muito próxima do português.

O território da atual Espanha foi uma província romana chamada Hispania. Curioso é que Hispania não é uma palavra de origem latina. Acredita-se que seja de origem fenício/cartaginensa.

Parte significativa do território espanhol foi domínio árabe-muçulmano durante 750 anos. Os árabes chamava a região de Al-Andaluz. O domínio durou até 1 492, quando os reis Isabel de Castela e Fernando de Aragão expulsaram os últimos mouros da Espanha.

Descobridores da América, os espanhóis fundaram colônias em quase todo o continente. Entre essas colônias estão alguns estados pertencentes atualmente aos Estados Unidos, como Califórnia, Texas, Nevada, Novo México e Utah.

Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A chamada União Ibérica durou até 1 640, quando os portugueses conseguiram sua independência. Quer dizer, durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.

O nome das Filipinas tem a sua origem no rei Filipe II da Espanha. Foi descoberta pelo navegador português Fernão de Magalhães, que estava a serviço da Espanha.

O chamado País Basco é uma região da Espanha cheia de peculiaridades. Além da língua espanhola, por exemplo, os bascos falam uma língua chamada euskara. Acredita-se que o euskara seja mais antigo do que o latim, língua que deu origem ao espanhol.

Nas cidades do interior da Espanha, é comum encontrarmos o comércio fechado no horário de almoço. Isso por que os espanhóis tem o hábito de fazer a sesta após a refeição. Eles almoçam e dormem pelo menos até as 2h da tarde.

A culinária espanhola varia de região para região, mas se há algo que todas tem em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo). O prato mais representativo da culinária da Espanha é a paella.

Um dos feriados mais festivos do calendário espanhol é o Dia de Reyes (Dia de Reis), comemorado em 6 de janeiro. Nas pequenas cidades, ele é comemorado com desfiles dos reis magos e entrega de presentes para as crianças.

A Espanha sediou as olimpíadas de 1 992 e a Copa do Mundo de 1982. Os Jogos Olímpicos foram realizados na cidade catalã de Barcelona.

A melhor participação da Espanha em uma Copa do Mundo foi o quarto lugar na Copa de 1 950. Quer dizer, até a Copa de 2 010.

A Espanha jogou cinco vezes contra o Brasil em Copas. Foram três derrotas, um empate e uma vitória. A Espanha fez cinco gols e levou 10.


Comentários!: