16 FATOS (E ALGUMAS CURIOSIDADES) SOBRE O CASO ROSWELL





Roswell é uma cidade localizada no condado de Chaves, no estado do Novo México, nos Estados Unidos.

A população de Roswell é de aproximadamente 50 mil pessoas (dados de 2 015). Localizado na fronteira com o México, o Novo México é um dos estados menos populosos dos Estados Unidos.

O Novo México é um dos estados com maior concentração de descendentes de espanhóis e latinos dos Estados Unidos. Possui também um grande percentual de populações indígenas.

O clima no Novo México é relativamente frio no inverno e quente no verão. É um dos climas mais secos dos Estados Unidos, com baixos volumes de chuva.

Roswell fica relativamente próxima de Albuquerque, uma das principais cidades do Novo México. Outra grande cidade próxima é a texana El Paso. Possui também várias reservas naturais em suas imediações, como a Bitter Lake.

Uma das mais curiosas atrações de Roswell é um museu dedicado à ufologia (imagem acima). Chamado de UFO Museum Research Center, ele atrai milhares de visitantes todos os anos.

Referências à discos voadores e ETs existem às dezenas em Roswell. Ao visitá-la, você topará com estátuas de ETs, lojas de souvenires sobre UFOs e até um McDonald´s com parte de sua estrutura no formato de disco voador.

A cidade sedia o Festival Ufológico de Roswell, que acontece todos os anos no mês de julho (veja o porquê nos tópicos abaixo). Oriundos de todos os continentes, os visitantes participam de diversos eventos durante esse festival: debates sobre ufologia, festival de filmes de sci-fi etc. Um dos pontos altos é o desfile com pessoas e animais fantasiados de ETs, além de carros como naves espaciais.

O local mais conhecido da cidade é a Base Aérea de Roswell, uma das mais importantes dos Estados Unidos. A sua área é equivalente a quase metade da área urbana de Roswell.

Na segunda metade da década de 1 940, um rancheiro encontrou destroços de algo que não conseguiu identificar. Movido pelo boato de que objetos voadores não-identificados tinham sido avistados na região, aviou a Base Aérea de Roswell. Foi a partir desse evento que a cidade começou a se tornar mundialmente conhecida. Foi a partir daí também que a palavra disco voador começou a se popularizar.

Os supostos destroços foram enviados para a Base de Fort Worth, no vizinho estado do Texas. Boatos sobre a queda de um objeto voador estranho multiplicaram-se na imprensa local. O caso, no entanto, acabaria esfriando com a nota divulgada pela Força Aérea de que o tal objeto não passava de um balão meteorológico com radar de alumínio e madeira. Não se falou mais disso durante décadas. Mas…

Em 1 978, um oficial da Força Aérea declarara para um pesquisador em ufologia que algo realmente estranho tinha sido encontrado em Roswell. Esse material teria sido trocado por um balão meteorológico para despistar a imprensa. O caso ganhou dimensões ainda maiores após um agente funerário informar que alguém da Base Aérea de Roswell tinha lhe procurado atrás de informações sobre cadáveres. Supostos indícios colhidos por ufologistas apontavam um cadáver de um extraterrestre. Só que…

Em 1 994, a Força Aérea dos Estados Unidos declarou que o que realmente tinha sido encontrado em Roswell foi um balão meteorológico. E nada mais do que isso! Tratava-se, ainda segundo ela, de um balão ultra-secreto, que tinha como objetivo monitorar o programa nuclear da então União Soviética. O problema é que a maioria dos ufólogos ainda não se convenceu dessa explicação.

De acordo com os ufólogos, o próprio fazendeiro que encontrou os destroços tinha visto diversos balões meteorológicos e afirmado com veemência que aquilo que encontrou naquele julho de 1 947 era algo totalmente novo. O governo dos Estados Unidos estaria, portanto, supostamente tentando acobertar o caso.

Existem inúmeras teorias da conspiração envolvendo o fenômeno UFO ocorrido em Roswell. Algumas afirmam que os governo dos Estados Unidos teria estudado a suposta nave para ele próprio construir um veículo com a mesma tecnologia. Outras dizem que foram feitas autópsias nos supostos ETs e que seus corpos ainda estão preservados em algum lugar nos Estados Unidos.

A fascinação pelo caso Roswell gerou uma série de produtos: músicas, livros, documentários, filmes, séries de TV… Em outubro de 1 999 estreou nos Estados Unidos a série Roswell (Roswell High, no original). Ela permaneceu no ar durante quatro anos. Sua trama principal girava justamente em torno do fenômeno UFO ocorrido naquela cidade.

Fontes: Wikipédia, Super Interessante, Discovery Channel, Infoescola.


Comentários!: