18 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE PAPUA NOVA GUINÉ





Papua Nova Guiné é um país da Oceania, que ocupa a parte leste da ilha da Nova Guiné.

 

Sua única fronteira terrestre é com a Indonésia, que ocupa a parte ocidental da ilha.

 

O nome oficial do país é Estado Independente da Papua Nova Guiné.

 

Quem nasce em Papua Nova Guiné é chamado de papuasi ou papua.

 

Sua capital é a cidade de Port Moresby.

 

Apesar da proximidade com a Micronésia, os habitantes de Papua Nova Guiné possuem pele escura, assemelhando-se mais aos africanos.

 

Papua Nova Guiné é um país jovem, que conquistou a independência em 1 975. Atualmente, faz parte da Comunidade Britânica e tem a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, como chefe de Estado.

 

As línguas oficiais são o inglês, o hiri motu e o tok pisin. Mas…

 

Acredite se quiser, mas Papua Nova Guiné é um dos estados com maior variedade linguística do mundo. Seus 7 milhões de habitantes falam 836 línguas (era para ser 848, uma vez que 12 não possuem nenhum falante vivo).

 

Uma em cada três línguas usadas atualmente é encontrada na ilha da Nova Guiné. Na parte oeste da ilha, são mais 250 línguas.

 

Até meados do século XX, o canibalismo continuava sendo praticado por algumas tribos. Acreditava-se que ao comer a carne do inimigo, garantia-se proteção contra o seu espírito ou adquiria-se seu poder e vigor físico.

 

A maioria da população segue crenças indígenas tradicionais. Apesar da forte presença, o cristianismo não possui um percentual relevante de adeptos.

 

A moeda local chama-se kina.

 

Papua Nova Guiné é um dos poucos países onde a maioria esmagadora da população (82%) ainda vive na zona rural.

 

Cerca de 70% do país é coberto de florestas, o que faz do avião e do barco dois meios de transporte bastante utilizados por locais e turistas.

 

Grande parte das florestas da ilha da Nova Guiné permanecem intocada. O motivo é o relevo acidentado, com picos que podem chegar a mais de 1 000 metros. E além de florestas, a ilha possui pântanos, manguezais e outros tipos de ecossistemas.

 

A Nova Guiné é ambiente do único canguru que vive em árvores, além de uma espécie venenosa de ave chamada pitohui.

 

O pássaro escolhido para estampar a bandeira e o brasão de armas do país é a ave-do-paraíso. Considerada uma das mais belas espécie de ave do mundo (na verdade, são várias espécies), ela é muito comum por lá.

 

Fontes: Wikipédia, Expedição Oriente, Superinteressante.


Comentários!: