18 CURIOSIDADES INTERESSANTES SOBRE A CARREIRA DE J. K. ROWLING





A escritora J. K. Rowling, ou Joanne Kathleen Rowling, autora da série Harry Potter nasceu na cidade de Yate, na região de Bristol, no Reino Unido, em 31 de julho de 1 965.

 

O nome da autora é, na verdade, somente Joanne Rowling. O Kathleen faz parte apenas do pseudônimo, que foi escolhido em homenagem a sua avó Kathleen Rowling.

 

Chegou a morar na cidade portuguesa do Porto, onde casou-se com o jornalista Jorge Arantes, com quem teve uma filha. O casamento terminou 13 meses após a oficialização.

 

Acredite se quiser, mas Rabbit, o primeiro livro da autora, foi escrito quando ela tinha apenas 6 anos de idade.

 

Os primeiros capítulos da saga Harry Potter foram escritos em cafés, onde a autora, que recebia seguro-desemprego, costumava ir para aquecer a filha nos dias mais frios de inverno.

 

Os livros de J. K. Rowling foram traduzidos para 67 idiomas e até 2 015 venderam mais de 450 milhões de cópias em todo o mundo.

 

O sobrenome Potter foi inspirado em vizinhos de infância de Rowling. Já o personagem Rony foi inspirado num amigo da autora, que tinha um Ford Anglia, carro que aparece no segundo livro da série.

 

Peter Rowling e Anne Volant, os pais da escritora, conheceram-se na mesma estação onde Harry Potter tem de achar a plataforma 9 e ¾: a King Cross Station.

 

Ao lado do diretor Chris Columbus, J. K. Rowling participou ativamente da elaboração do roteiro do primeiro filmes da saga Harry Potter. Ela deu opiniões até na elaboração do mapa de Hogwarts

 

Rowling foi a primeira pessoa a tornar-se bilionária apenas com a venda de livros e direitos autorais sobre seus personagens. Os 450 milhões de livros vendidos e os direitos sobre o uso de imagem de Harry Potter e outros personagens da saga renderam à autora uma fortuna de mais de 1 bilhão de dólares.

 

Rowling é a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás apenas da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey.

 

Em 2006, a revista Forbes elegeu pela primeira vez J. K. Rowling como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo.

 

Mais uma sobre a fama de J. K. Rowling: ela foi apontada pela Enciclopédia Britânica como uma das 300 mulheres que mudaram o mundo.

 

A criadora de Harry Potter é uma das personalidades que mais contribuem com trabalhos beneficentes e doações para projetos sociais. Chegou a escrever livros somente para ajudar esses projetos.

 

Você sabia que Rowling foi acusada de plágio pelas semelhanças de Harry Potter com um dos personagens da série em quadrinhos Livros da Magia, de Neil Gaiman?

 

A ideia das aventuras de Potter surgiu durante uma viagem de trem da autora, e os primeiros manuscritos foram rabiscados em papel barato.

 

Antes de chegar às livrarias, o primeiro volume da série – Harry Potter e a Pedra Filosofal – foi rejeitado por oito editoras. Detalhe: o livro levou cerca de cinco anos para ficar pronto.

 

Lançado em 2012, Morte Súbita (Casual Vacancy, em inglês) foi o primeiro livro adulto de J. K. Rowling.

 

Fontes: Guia dos Curiosos, UOL, Wikipédia.

 


Comentários!: