Connect with us

História

18 Tópicos para você entender o que foi o Império Persa

18 Tópicos para você entender o que foi o Império Persa

Os iranianos são descendentes direto dos persas. Aliás, o país que hoje conhecemos como Irã foi até meados do século passado chamado de Pérsia.

Irã significa “Terra dos Arianos”. Os arianos eram tribos de origem indo-europeia (povos da Europa e Ásia com línguas até certo pontos semelhantes) que habitaram a região no terceiro milênio antes de Cristo e, de lá, se espalharam pelo Oriente Médio e Ásia.

Foi por volta do ano 1 000 antes de Cristo que a história dos persas teve início. Ocasião em que os parses, seus primeiros ancestrais, chegaram ao atual território do Irã.

O Império Persa surgiu com a unificação de dois povos: os medos e os persas. Sob o comando de Ciro, o Grande e seus sucessores (Cambises, Dario, Xerxes…), ele se expandiu o rio Indo até as fronteiras do atual território do Egito.

Advertisement

No auge da sua expansão, o Império Persa abrangeu uma área atualmente ocupada pelos seguintes países: Irã, Iraque, Israel, Turquia, Usbequistão, Turcomenistão, Afeganistão e Paquistão.

O Império Persa atingiu sua expansão máxima durante o reinado de Dario, quando chegou às portas da Grécia. Se não tivesse sido contido pelos gregos, sua expansão seria ainda maior. O atual Irã representa apenas 1/3 do que foi esse antigo Império.

Os chamados 300 de Esparta (que foram retratados no filme 300, de Zak Snyder) eram uma espécie de tropa de elite comandada pelo general espartano Leônidas. Com o objetivo de impedir a invasão do território grego pelos persas, eles lutaram contra o exército inimigo num desfiladeiro conhecido como Termópilas.

Ao contrário do que muitos imaginam, os 300 não lutaram sozinhos. Foram acompanhados por mais 7 mil soldados oriundos de Esparta e de cidades gregas como Corinto e Tebas.

Advertisement

Segundo o historiador grego Heródoto, havia em torno de 1,7 milhão de combatentes persas naquele local. As estimativas mais modernas, no entanto, apontam um número menor: entre 250 e 70 mil soldados. Em apenas três dias de combate, as baixas teriam ficado entre 20 mil do lado persa e 2 mil do lado grego.

O conflito entre gregos e persas é conhecido pelo nome de Guerras Médicas. Ele teve início quando algumas colônias gregas da Ásia Menor (atual Turquia) começaram a se rebelar contra o domínio persa.

Foram os persas que libertaram os judeus do cativeiro da Babilônia. Eles não só permitiram a volta desse povo para a sua terra, como toleraram sua organização social e religião. Os persas eram, aliás, bastante tolerantes com as crenças dos povos conquistados.

O Império caiu nas mãos do líder macedônio Alexandre, o Grande. Foi Alexandre quem, segundo contam, durante uma bebedeira, ordenou que o palácio imperial persa fosse incendiado. As chamas se alastraram e atingiram grande parte da cidade de Persépolis.

Advertisement

Com a morte de Alexandre, a Pérsia foi dividida entre seus generais. Esse fracionamento só terminou em 224 depois de Cristo – ou seja, 600 anos depois – quando a família real dos sassânidas conseguiu dominar a região e recuperar o orgulho persa.

As ruínas de Persépolis foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco no ano de 1 979.

A maior parte do território persa foi conquistada pelos árabes entre os anos 643 e 650, provocando mudanças profundas em sua religiosidade. Os persas conheceram o islã que, aos poucos, foi assimilado por sua cultura.

Depois dos árabes, o Império (ou o que restou dele) foi invadido pelos turcos otomanos. Mais tarde, foram os mongóis que tomaram o território. O atual Irã passou a fazer parte de um dos maiores impérios de que se tem notícia: o mongol. Só para se ter uma vaga ideia do quanto esse império era vasto, ele englobava território que iam da atual Coreia do Sul, na Ásia, à Polônia, na Europa.

Advertisement

O último país a invadir o atual território do Irã foi o Reino Unido, no começo do século XX. A ocupação durou até 1 919, quando os britânicos foram derrotados pelo xá Reza Phalevi. A monarquia iraniana caiu em 1 979. O xá foi deposto pela Revolução Islâmica liderada pelo aiatolá Khomeini.

Até a chegada dos muçulmanos árabes, a religião dominante na Pérsia era o zoroastrismo. Fundada por Zoroastro, ou Zaratustra, ela tinha como base a prática da virtude, o dualismo bem-mal (o bem era representado por Ahura-Mazda e o mal, por Arimã), a ressurreição e o Juízo Final. Alguns historiadores acreditam ter o zoroastrismo/masdeísmo influenciado de alguma forma as crenças judaica, islâmica e cristã. Ainda existem alguns zoroastristas no Irã, Ásia Central e Índia.

Fontes: Wikipédia, Mundo Estranho, Guia do Estudante, História Viva.

Advertisement

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AdvertisementNovo Guia dos Curiosos

Mais Lidas

curiosidades sobre os incascuriosidades sobre os incas
Países e regiões54 anos ago

12 Fatos Incríveis Sobre os Incas Que Vão Virar Seu Mundo de Cabeça Para Baixo

A Verdade Chocante Sobre Machu Picchu: Não é o que Você Imagina! Você já ouviu falar de Machu Picchu, né?...

céu de brigadeirocéu de brigadeiro
Aviação54 anos ago

Descubra o Segredo Por Trás da Expressão “Céu de Brigadeiro”: Você Não Vai Acreditar Como Ela Mudou a Sua Vida

Descubra a Origem Surpreendente do Termo “Céu de Brigadeiro” e Sua Conexão com a História! A expressão “céu de brigadeiro”...

curiosidades sobre a pizzacuriosidades sobre a pizza
Alimentos e bebidas54 anos ago

16 Curiosidades sobre a Pizza que Vão Totalmente Mudar a Maneira como Você Saboreia Cada Fatia

Você Não Vai Acreditar de Onde a Pizza Realmente Veio – A Verdade Vai Surpreender Você! Muitos acreditam que a...

história da fotografiahistória da fotografia
História54 anos ago

Capturando o Tempo: Descubra os Segredos e Revoluções da História da Fotografia

Descobrindo os Primeiros Passos da Fotografia: Uma Viagem Através do Tempo Imagine um mundo onde capturar momentos não era tão...

curiosidades sobre borboletascuriosidades sobre borboletas
Mundo animal54 anos ago

8 curiosidades fascinantes sobre borboletas que você precisa conhecer

As Borboletas: Criaturas Fascinantes As borboletas são criaturas fascinantes, que povoam nosso mundo há milhões de anos. Elas têm sido...

Sem categoria54 anos ago

Desvendando os mistérios da Coreia do Norte: 20 curiosidades fascinantes

Nesse artigo vamos listar 20 fatos surpreendentes sobre a Coreia do Norte que você precisa conhecer: A Coreia do Norte...

curiosidades sobre a igreja de laodicéiacuriosidades sobre a igreja de laodicéia
Religião54 anos ago

Descobrindo as raízes da igreja de Laodicéia: história e curiosidades sobre uma das sete igrejas do Apocalipse

Conheça 10 curiosidades sobre a igreja de Laodicéia: um aviso para os cristãos modernos sobre a importância da vigilância em...

curiosidades sobre o paralítico de cafarnaumcuriosidades sobre o paralítico de cafarnaum
Religião54 anos ago

7 Curiosidades sobre a história do “Paralítico de Cafarnaum”: Um milagre de fé e cura

O “Paralítico de Cafarnaum” é um personagem bíblico citado nos evangelhos de Lucas, Marcos e Mateus,  que de acordo com...

Dan-Brown-curiosidadesDan-Brown-curiosidades
Artes e espetáculos54 anos ago

15 Coisas que você devia saber sobre a obra e a carreira de Dan Brown

O escritor Dan Gerhard Brown nasceu na cidade de Exeter, estado norte-americano de New Hampshire, em 22 de junho de...

curiosidades-Kim-Jong-Uncuriosidades-Kim-Jong-Un
História54 anos ago

25 Informações curiosas sobre a vida e as excentricidades de Kim Jong-Un

Kim Jong-un é filho de Kim Jong-iI e neto de Kim Il-sung, o primeiro líder comunista da Coreia do Norte....

Advertisement