20 PEQUENAS CURIOSIDADES SOBRE O SISTEMA SOLAR





O Sol contém 750 vezes a massa de todo o Sistema Solar e é 330 mil vezes maior do que a Terra. Ele está a cerca de 149,6 milhões de quilômetros do nosso planeta (saiba mais em 25 COISAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABIA SOBRE O SOL).

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Durante o dia, sua temperatura média ultrapassa os 400º C e durante a noite chega a -180º C.

Um ano em Mercúrio equivale a 88 dias terrestres. Em Vênus, o ano dura 224 dias terrestres. Em Marte, sua duração é de 687 dias. Em Júpiter, 11 anos. Em Saturno, 29,46 anos. Urano, 84 anos e em Netuno, 164,9 anos.

A superfície de Vênus é mais quente que a de Mercúrio, apesar de este estar mais próximo do Sol. No lado iluminado, as temperaturas podem chegar a tórridos 500º C.

Existem mais de 1 milhão de vulcões em Vênus. Eles lançam todos os dias milhões de toneladas de gases tóxicos na atmosfera do planeta.

Popularmente chamado de Estrela D’Alva, Vênus é o terceiro objeto mais brilhante no céu depois do Sol e da Lua. Isso por que ele reflete 2/3 da luz que recebe do Sol.

O maior vulcão do Sistema Solar chama-se Olympus Mons e situa-se em Marte. Tem 600 quilômetros de largura e é três vezes mais alto que o Monte Everest.

Às vezes, Marte é atingido por tempestades de areia que, além de durarem meses, podem cobrir o planeta inteiro.

Marte pode ter tido mais água do que o nosso oceano Ártico. Era água suficiente para cobrir 20% do planeta vermelho. Os cientistas acreditam esse oceano se condensou e desapareceu quase por completo. Resta apenas 13% dele na forma de gelo.

Em Saturno, os ventos são 10 vezes mais fortes do que um furacão na Terra. A sua velocidade pode chegar aos 1 770 quilômetros por hora.

Os anéis de Saturno foram descobertos por Galileu Galilei em 1 610. Formados por elementos de gelo sujo, os anéis seguem órbitas individuais ao redor do planeta. Muitos desses elementos são do tamanho de um grão de areia; outros, são blocos imensos.

Os anéis de Saturno possuem nada menos que 60 mil quilômetros de largura.

Saturno é o planeta menos denso do Sistema Solar. Se existisse uma piscina gigante, ele flutuaria com folga nela.

Júpiter tem, no total, 66 luas conhecidas. Somente 38 tem nomes e algumas ainda esperam a confirmação de suas órbitas. As luas jupiterianas mais conhecidas são Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

A famosa mancha vermelha de Júpiter é uma tempestade que já dura 400 anos. Detalhe: ela é três vezes maior do que a Terra.

Ao contrário das demais luas do Sistema Solar, que receberam nomes de seres mitológicos e deuses, os satélites de Urano foram batizados com nomes de personagens das peças de William Shakespeare. Entre esses nomes estão Miranda, Cordélia, Ofélia, Desdemôna, Titânia e Rosalinda.

Netuno foi o primeiro planeta encontrado a partir de uma previsão matemática. Ele foi descoberto em setembro de 1846 pelo astrônomo inglês William Lassell.

O lugar mais frio do Sistema Solar é Tritão, umas das luas de Netuno, com temperaturas que pode alcançar gélidos -240º C.

Os cientistas descobriram em 2 012 um exoplaneta feito quase que totalmente de diamante. Em Netuno, chega a chover diamantes.

O planeta Plutão foi rebaixado para a categoria de planeta-anão em 2 006. Os outros planetas anões conhecidos são Éris e Ceres. Alguns astrônomos, entretanto, mantém a suspeita da existência de dezenas de planetas-anões (alguns até maiores que Plutão!!) nas bordas do Sistema Solar.


Comentários!: