25 CURIOSIDADES SOBRE UM ARTISTA MUITO TALENTOSO: CHICO BUARQUE





Chico Buarque ou Francisco Buarque de Holanda nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 19 de junho de 1 944.

 

Chico é filho da pintora e pianista Maria Amélia Alvim e Sérgio Buarque de Holanda. Jornalista, crítico literário, sociólogo e historiador, Sérgio é conhecido por livros como Raízes do Brasil (1 936) e Visão do Paraíso (1 959).

 

Chico estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, mas nunca chegou a se formar.

 

Seu primeiro show foi no Colégio Santa Cruz, em São Paulo, em 1 964.

 

A primeira gravação chamava-se Olé Olá, um compacto simples lançado em 1 965 pela gravadora RGE. O primeiro sucesso foi a canção A Banda, interpretada por Nara Leão no festival da música brasileira da TV Record, em 1 967.

 

Seu primeiro álbum, nomeado apenas Chico Buarque de Hollanda, foi lançado no ano de 1 966.

 

Sua primeira grande obra teatral foi Roda Viva, dirigida por José Celso Martinez Côrrea e com Marieta Severo, sua esposa naquela época, no elenco. Um episódio lamentável ocorreu durante uma das encenações da peça em São Paulo: um grupo de extrema direita invadiu o Teatro Galpão, onde era encenada, e espancou quase todo o elenco.

 

Chico é ainda autor das peças Calabar, Gota d´Água, Ópera do Malandro e O Grande Circo Místico. Ele se inspirou em peças musicais como Ópera dos Três Vinténs, do alemão Bertold Brecht, para escrever Ópera do Malandro, de 1 978.

 

A música A Banda, que foi interpretada por Nara Leão, foi a grande vencedora do 2º Festival da Música Popular Brasileira da TV Record. Mas Chico gostou tanto de Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, que pediu um voto para ela. E o resultado foi que as duas músicas ficaram empatadas em primeiro lugar no FMPB.

 

A música Geni e o Zepelim foi inspirada no conto Bola de Sebo, do autor francês Guy de Maupassant.

 

O Segundo álbum de Chico, batizado como Morte e Vida Severina, foi lançado no ano de 1 966. Como o próprio título indica, ele foi inspirado no poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.

 

Morte e Vida Severina foi adaptado e levado ao ar pela TV Globo em 1 982. As músicas de Chico foram intepretadas pelas cantoras Elba Ramalho e Tânia Alves. O sucesso junto à crítica rendeu à emissora prêmios internacionais como o Emmy Awards.

 

Lançado em 1 971, o álbum Construção é considerado pela crítica como um dos 30 melhores de MPB de todos os tempos. Para os críticos da conceituada revista musical Rolling Stone, trata-se do terceiro melhor álbum da história da música brasileira depois de Acabou Chorare, dos Novos Baianos, e Tropicália ou Panis et Circensis. E por falar nisso…

 

Em sua edição brasileira, a mesma Rolling Stone elegeu Chico Buarque como o terceiro melhor artista de MPB da história. Ele só foi superado por João Gilberto e Tom Jobim. A edição sobre os 100 melhores artistas da MPB foi publicada em 2 012.

 

Construção está entre os álbuns selecionados numa coletânea dos mais inesquecíveis de todos os tempos elaborada por 90 críticos internacionais. Lançado pela editora Sextante, o livro 1 001 DISCOS PARA OUVIR ANTES DE MORRER coloca a obra de Chico Buarque ao lado de clássicos de The Beatles, The Rolling Stones, Elvis Presley, Lou Reed, Paul Simon e Bob Marley, entre outros.

 

Na segunda metade dos anos 1 980, Chico Buarque e Caetano Veloso apresentaram uma série de programas de MPB nomeado justamente Chico & Caetano. Com direção de Nelson Motta, ela foi ao ar entre abril e dezembro de 1 986. Rendeu o álbum Os Melhores Momentos de Chico e Caetano, lançado pela gravadora Som Livre.

 

O endurecimento do regime militar – além de um ufanismo cada vez mais presente na propaganda oficial do governo – inspirou Chico a escrever a música Apesar de Você. A letra foi aprovada pela censura, mas.. Quando um jornal insinuou que se tratava de uma crítica ao general Emílio Médici, a gravadora foi invadida e Chico questionado sobre quem seria o “você” da música. Ele respondeu que era “uma mulher muito mandona, muito autoritária”.

 

Chico Buarque fez muitas outras parcerias musicais: Vinícius de Moares, Francis Hime, Tom Jobim, Milton Nascimento, Edu Lobo, Carlos Lyra…

 

O primeiro romance, Estorvo, foi lançado em 1 992. Desde então, Chico tem se dedicado mais à literatura do que à música. Lançou ainda Benjamim, Leite Derramado, Budapeste e O Irmão Alemão.

 

Até escrever o livro, Chico nunca tinha conhecido a cidade húngara de Budapeste.

 

Budapeste é até hoje seu livro mais comercializado, com quase 300 mil exemplares. Em 30 países. Somados, seus romances já venderam mais de 700 mil exemplares.

 

Chico foi casado durante 27 anos com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas: Helena, Luísa e Sílvia Buarque. Marieta é famosa em todo o Brasil por interpretar a personagem Nenê no seriado A Grande Família.

 

Filha mais velha de Chico e Marieta, Sílvia Buarque é atriz. Trabalhou em diversas novelas e peças de teatro. É casada com o ator nascido no México Chico Diaz.

 

Helena Buarque foi casada com o músico baiano Carlinhos Brown, com quem teve quatro filhos.

 

Fontes: Wikipédia, Enciclopédia Itaúcultural, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Terra.

 


Comentários!: