25 FATOS E INFORMAÇÕES CURIOSAS SOBRE A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA





Morte e Vida Severina, o segundo álbum de Chico Buarque, foi inspirado no poema de mesmo nome, de João Cabral de Melo Neto. Aliás, Morte e Vida Severina foi adaptado e levado ao ar pela Rede Globo em 1 9182. O sucesso junto à crítica rendeu à emissora prêmios internacionais como o Emmy Awards.

 

Chico Buarque e Caetano Veloso apresentaram na segunda metade dos anos 1 980 um programa global chamado justamente de Chico & Caetano. Ele rendeu o álbum Os Melhores Momentos de Chico e Caetano, lançado pela gravadora Som Livre.

 

Chico Buarque foi casado durante 27 anos com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas: Helena, Luísa e Sílvia Buarque. Marieta tornou-se famosa em todo o Brasil por interpretar a personagem Nenê no seriado A Grande Família.

 

Foi Caetano Veloso quem escolheu o nome da irmã, Maria Bethânia, inspirado na música Maria Betânia (composição de Capiba), interpretada na época pelo cantor Nelson Gonçalves.

 

Devido ao endurecimento do regime militar no início dos anos 1970, Caetano Veloso foi forçado a sair do Brasil. Exilou-se em Londres, no Reino Unido, onde lançou um álbum com canções em inglês. Um dessas canções foi London London, que anos depois faria sucesso com o grupo de rock RPM.

 

Você sabia que Tim Maia e Roberto Carlos se apresentaram juntos num grupo de rock, o The Sputniks? Por sinal, Sputinik era o nome do primeiro satélite artificial enviado ao espaço.

 

Elis Regina comandou juntamente com o cantor Jair Rodrigues um programa de MPB chamado Dois na Bossa, exibido pela TV Record durante os anos 1960.

 

A primeira cantora brasileira a vender 1 milhão de cópias de um álbum foi Maria Bethânia, com Álibi, de 1 978.

 

O cantor brasileiro que mais vendeu discos em todo o mundo foi Roberto Carlos. Entre os anos de 1 959 e 2 009, ele vendeu nada menos que 100 milhões de discos.

 

O título de “rei” foi dado a Roberto Carlos pelo apresentador de TV Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Houve até uma coroação, ocorrida em 1 966.

 

O primeiro cantor da América Latina a vender 1 milhão de cópias nos Estados Unidos foi Nelson Ned, que chegou a se apresentar ao lado de nomes como Julio Iglesias e Tony Bennett.

 

Você sabia que Ney Matogrosso já trabalhou na polícia da Aeronáutica? E que Marcelo D2 foi porteiro? E Jair Rodrigues foi alfaiate? Ivete Sangalo trabalhou como vendedora de marmitas.

 

O poeta, compositor e cantor Agenor de Oliveira ganhou o apelido de Cartola, com o qual se tornaria nacionalmente conhecido, porque usava um chapéu-coco para se proteger do cimento quando, ainda jovem, trabalhava como servente de obra no Rio de Janeiro.

 

Ney Matogrosso foi o primeiro artista a subir no palco do primeiro Rock in Rio, ocorrido em 11 de janeiro de 1 985.

 

Ivete Sangalo foi a única artista estrangeira a se apresentar em todas as edições do Rock in Rio Lisboa.

 

Por falar em Ivete Sangalo, você sabia que ela foi indicada mais de 15 vezes ao Grammy Latino, uma das mais famosas premiações musicais do mundo?

 

Embora tenha se tornado conhecida apenas pela marchinha Ó Abre Alas, a compositora Chiquinha Gonzaga compôs mais de 2 mil músicas.

 

A cantora Nara Leão, a musa da bossa nova, era irmã da colunista e jornalista Danuza Leão.

 

Gilberto Gil aprendeu a tocar acordeom com apenas nove anos de idade. Um de seus maiores ídolos, aliás, foi o cantor e compositor Luiz Gonzaga.

 

Gilberto Gil foi certa vez preso e internado numa instituição psiquiátrica por porte de maconha. O detalhe é que até hoje ele tem dificuldade para entrar nos Estados Unidos por causa da “erva”.

 

Tom Jobim foi escolhido pela revista Rolling Stone como o melhor artista de MPB de todos os tempos. O segundo melhor artista foi João Gilberto.

 

O poeta e compositor Vinícius de Moraes tinha mania de ler, escrever e compor sentado numa banheira. Para não molhar os papéis, ele colocava uma tábua sobre as bordas da banheira e com ela trabalhava por horas a fio. O lugar preferido da sua casa era justamente o banheiro, onde ele produzia, tinha ideias geniais e acabou morrendo.

 

Devido a graves problemas emocionais, o compositor Ernesto Nazareth teve que ser internado num manicômio. Transferido para uma colônia de doentes mentais, Nazareth fugiu e só foi encontrado quatro dias depois, morto.

 

O cantor e compositor Gonzaguinha, filho de Luiz Gonzaga, faleceu aos 45 anos num acidente automobilístico quando voltava de um show no interior do Paraná. Outros ídolos da música brasileira que faleceram em acidentes na estrada foram Francisco Alves, Jessé, Bochecha (da dupla Claudinho & Bochecha), João Paulo (da dupla João Paulo e Daniel) e Cristiano Araújo.

 

O Brasil inteiro se comoveu com o súbito falecimento de Carmen Miranda. O velório e o enterro foram acompanhados por cerca de 500 mil pessoas. Tamanha era a multidão que danificou 75 túmulos no cemitério onde a cantora foi enterrada.

 

Fontes: Wikipédia, UOL, G1, O Globo.


Comentários!: