60 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA E NEM IMAGINAVA





Apenas 2,7% de toda a água consumida no mundo é própria para consumo. Se colocássemos toda a água do planeta em uma garrafa gigante, a água potável equivaleria a uma gota.

 

O caju não é um fruto, mas um pseudofruto. O fruto propriamente dito do cajueiro é a castanha.

 

Ao contrário do que dizem por aí, a abóbora não é um legume. Assim como o tomate, a azeitona e o cacau, ela é uma fruta.

 

Você sabia que o tomate é uma fruta? Pois é, pouca gente sabe, mas a a verdade é que, além de ser fruto, o tomate é nativo da América. Ele era desconhecido dos europeus antes da chegada de Colombo. Outros alimentos desconhecidos no velho continente antes de 1 492: a batata, o chocolate, o abacate, o abacaxi, o pimentão, a abóbora, o milho…

 

Existem centenas de tipos de queijos (são mais de 400 só na França). O queijo mais estranho do mundo é o cazu marzu, da Itália. Ele leva larva vivas em seus ingredientes.

 

Um dos parasitas mais terríveis que existem é a ameba Naegleria fowleri. Se uma pessoa mergulhar numa piscina ou lago com esse tipo de criatura, pode ser infectada e ter o cérebro devorado por ela.

 

Os insetos representam 50% de todos os seres vivos e 90% de todos os animais do planeta. Os especialistas estimam o número de espécies entre 5 e 50 milhões.

 

Os cientistas estimam em 165 milhões o número de insetos que existem para cada ser humano.

 

Uma em cada 17 mortes de humanos é causada por insetos. As pessoas morrem por causa dos venenos ou doenças transmitidas por esses bichos. O inseto mais letal do mundo é o mosquito.

 

Baratas podem se arrastar dezenas de metros mesmo com as vísceras expostas depois de uma chinelada. E se uma pata for arrancada, ela pode recuperá-la em poucos dias.

 

Para produzir o equivalente a 1 quilo de mel, as abelhas precisam visitar em torno de 5 milhões de flores. Uma observação: o mel nada mais é do que vômito de abelha.

 

A maior colônia de formigas do mundo possui 6 mil quilômetros de extensão, se divide em milhões de formigueiros e ocupa o litoral de dez países europeus.

 

Uma pulga consome por dia 15 vezes o próprio peso em sangue.

 

Existem duas espécies de ácaros vivendo em seu rosto. E elas representam apenas uma ínfima parte das espécies existentes em todo o mundo: 1 milhão. Por enquanto, apenas 48 mil foram descritas pela ciência.

 

A enguia é capaz de dar um choque maior do que o de uma tomada elétrica doméstica. Sua descarga chega a 125 volts.

 

O maior tubarão que já existiu foi o megalodonte. Ele era três vezes maior do que o tubarão-branco. Seus dentes chegavam a medir 20 centímetros de comprimento.

 

Tubarões e outras espécies de peixes de água salgada já foram vistos no Rio Amazonas – alguns 400 quilômetros rio acima.

 

Pode parecer estranho, mas o coração do camarão fica na cabeça. Aliás, não só o coração, mas todo o sistema digestivo desse animal fica na cabeça.

 

A baleia-azul é capaz de comer 4 toneladas de alimento por dia. Só para efeito de comparação, isso equivale a 18 500 Big Macs.

 

O beija-flor bate as asas 90 vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele também é capaz de voar para trás e até de ponta cabeça.

 

Gatos possuem mais ossos do que seres humanos. Enquanto um humano possui 206 ossos, um gato possui 245. Detalhe: 10% dos ossos dos bichanos se encontram na cauda.

 

Natural da Austrália, o ornitorrinco é o mamífero mais curioso do mundo. Além de possuir bico de pato, ele bota ovos. As fêmeas não possuem mamas. O leite é liberado através de poros na pele e lambido pelos filhotes.

 

As hienas vivem em sociedades matriarcais. Elas demarcam território e brigam pelos machos. Também possuem um pseudo-pênis que torna a cópula um pouco difícil para o macho.

 

O animal que mais mata seres humanos na África não é o leão, mas o hipopótamo.

 

Durante o período de 1 ano, o coração bombeia nada menos que 262 800 litros de sangue, o que daria 26,5 caminhões-tanques de 10 mil litros.

 

Uma pessoa adulta perde em torno de 15 gramas de pele por dia. Boa parte da poeira de uma casa é constituída de pele humana.

 

O ouro é tão difícil de ser encontrado que os especialistas calculam que existam apenas cinco quilos do metal para cada 1 milhão de toneladas de terra.

 

Você sabia que as medalhas de ouro distribuídas nos Jogos Olímpicos não são de ouro? Elas são em sua maior parte (92,5%) constituídas de prata.

 

Nós não percebemos, mas ocorrem 50 000 terremotos por ano em todo o mundo. Apenas 100, no entanto, são fortes o suficiente para provocar algum tipo de dano.

 

Você sabia que existem terremotos na Lua? Chamados de lunamotos, eles são causados pelos puxões gravitacionais que a Terra dá em seu satélite. Os lunamotos pode chegar a 4 graus na escala Richter.

 

Se dermos um sumiço nos átomos, seres vivos, planetas, constelações, galáxias, tudo, tudinho mesmo, o universo continuará pesando três quartos do que pesava antes – ou seja, restarão 73% da sua massa original.

 

Um ano em Mercúrio equivale a 88 dias terrestres. Em Vênus, o ano dura 224 dias terrestres. Em Marte, sua duração é de 687 dias. Em Júpiter, 11 anos. Em Saturno, 29,46 anos. Urano, 84 anos e em Netuno, 164,9 anos.

 

Ao contrário das demais luas do Sistema Solar, que receberam nomes de seres mitológicos e deuses, os satélites de Urano foram batizados com nomes de personagens das peças de William Shakespeare. Entre esses nomes estão Miranda, Cordélia, Ofélia, Desdemôna, Titânia e Rosalinda.

 

Se fôssemos conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 quilômetros por hora, levaríamos cerca de 221 milhões de anos para chegar ao centro da nossa galáxia, a Via Láctea.

 

Uma equipe de astrônomos encontrou um exoplaneta – como são chamados os planetas fora do Sistema Solar – com um sistema de anéis 200 vezes maior do que o de Saturno

 

Mais de 80% das pesquisas feitas com animais envolvem ratos de laboratório. Ao todo, morrem 90 milhões de ratos e camundongo todos os anos em experiências científicas.

 

Quando o vulcão Krakatoa entrou em erupção em 1 883, a força de sua explosão foi tão grande que pôde ser escutada a mais de 7 700 quilômetros de distância, na Austrália.

 

Você sabia que a sexta-feira 13 prejudica a economia dos Estados Unidos? As perdas chegam a US$ 900 milhões. O motivo? Por superstição, muitos norte-americanos preferem não viajar ou fechar negócios nessa data.

 

Existe uma lei em Cingapura que proíbe os cidadãos dessa cidade-Estado de andarem nus dentro de casa. Já andar de cuecas pode render três meses de prisão para o “infrator”.

 

Um pesquisador norte-americano estou a Bíblica e calculou o número exato de pessoas mortas por Deus e pelo Diabo. Segundo ele, Deus teria matado nada menos que 2 270 365 pessoas e o diabo, apenas 10.

 

Os chineses do século XVI usavam chá de pimenta em cirurgias de remoção do órgão genital masculino. Após fazer um torniquete para adormecer o local e reduzir a hemorragia, os cirurgiões davam uma xícara de ópio para o futuro eunuco e, em seguida, banhavam a genitália com o chá de pimenta. O formigamento e a ardência ajudavam a diminuir a dor durante a extração do órgão.

 

Se fosse possível colocar todos os seres vivos do mundo numa balança, 80% do peso viria dos micro-organismos como vírus e bactérias.

 

O maior pedido de pizza do mundo foi feito em San Diego, Estados Unidos. Sozinho, um cliente encomendou nada menos que 13 500 pizzas. Para atender o mega-pedido, a pizzaria precisou utilizar o forno de 15 pizzarias vizinhas.

 

Uma lei da cidade francesa de Chateauneuf-du-Pape proíbe que discos voadores pousem nas suas vinícolas. Caso isso ocorra, a nave será rebocada.

 

O país que mais acessa pornografia na internet é o Brasil. Os estados com mais acessos são Pernambuco, São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

 

O número de sites com conteúdo proibido é estimado em 100 mil. E acredite se quiser, surgem nada menos que 135 novos sites de pedofilia por dia.

 

Uma das leis mais bizarras sobre sexo é da Estônia. Ela proíbe os casais de jogar xadrez quando estão fazendo sexo.

 

Em Guam, as mulheres virgens não podem casar de jeito algum. Existem homens que viajam o país só para deflorá-las.

 

Existe no Líbano uma lei que permite ao homem fazer sexo com qualquer tipo de animal… isto é, desde que não sejam fêmeas.

 

Existe um lei em Singapura que proíbe os cidadãos dessa pequena cidade-Estado de andarem nus dentro de casa. Andar de cueca pode render três meses de prisão para o infrator.

 

A Síndrome da Excitação Sexual Permanente é uma doença rara que pode levar o portador a ter até 200 orgasmos por dia.

 

Você sabia que nos anos 90 o Pentágono solicitou estudos para uma arma química ultra-secreta que transformasse soldados inimigos em gays?

 

Os Estados Unidos perderam oito bombas atômicas e até hoje ninguém sabe onde elas foram parar.

 

A guerra mais rápida da história ocorreu entre Inglaterra e Zanzibar, na África. Ela durou apenas 37 minutos.

 

Entre 2 000 e 2 010, nasceram 200 milhões de indianos. Ou seja, a Índia cresceu um Brasil em apenas 10 anos.

 

A inflação em Zimbabwe, África, é tão devastadora que o governo foi obrigado a lançar a cédula de 100 bilhões de dólares zimbabuanos.

 

O advogado Clement Vallandigham morreu com um tiro dado em si mesmo por acidente quando tentava provar que é possível assassinar alguém por acidente.

 

O escritor mais produtivo do mundo é o brasileiro Ryoki Inoue. Acredite se quiser, mas ele escreveu mais de 1 100 livros.

 

Você já ouviu falar no “nadismo”? Pois existem até clube nadistas, associações de pessoas que se reúnem para… não fazer nada!

 

As tempestades de areia do deserto do Saara atingem grande parte do oceano Atlântico e muitas vezes chegam até os confins da floresta amazônica.

 

A imagem atual do Papai Noel foi inventada por uma empresa norte-americana: a Coca-Cola.

 


Comentários!: