JIMI HENDRIX: 23 COISAS QUE VOCÊ DEVIA SABER SOBRE O MAIOR GUITARRISTA DE TODOS OS TEMPOS





Johnny Allen Hendrix, ou James Marshall Hendrix, nasceu na cidade de Seattle, estado de Washington, Estados Unidos, em 1 942, e morreu em Londres, em 1 970.

 

O pai de Johnny foi convocado para lutar na Europa na mesma semana em que sua mãe descobriu que estava grávida. Pai e filho só se veriam quando o garoto tinha três anos.

 

Sua mãe o nomeou Johnny Allen e o criou enquanto o pai lutava na Europa. Ao voltar para os Estados Unidos, o pai se separou da sua mãe e nomeou o garoto como James Marshall.

 

Quando iniciou a carreira, ele se apresentava como James. Foi Chas Chandler, baixista do The Animals, que sugeriu que mudasse o nome artístico para Jimi Hendrix.

 

James, ou melhor, Jimi se alistou no Exército em maios de 1 959, tornando-se paraquedista. Serviu em Fort Campbell, Kentucky, até ser dispensado depois de quebrar o tornozelo durante um salto. Curiosamente, não existe nenhum registro no Exército de que Jimi tenha sido dispensado por esse motivo.

 

Alguns biógrafos dizem que Jimi que o real motivo da dispensa pelo exército foi que Jimi foi flagrado se masturbando.

 

Quanto trabalhava com sucata ao lado do pai, Jimi encontrou uma ukelele (instrumento havaiano parecido com um cavaquinho) e ficou encantado. Pouco depois, seu pai compraria por apenas 5 dólares uma guitarra acústica, dando ao jovem a oportunidade de exteriorizar o seu talento.

 

Chegou a tocar em vários shows de Little Richards, que não gostou nem um pouco de trabalhar com um sujeito com roupas mais chamativas que a sua. Uma vez que não estava disposto a mudar seu figurino, Jimi saiu do grupo.

 

Jimi chegou na Inglaterra acompanhado de Chas Chandler, que lhe prometera apresentar Eric Clapton, que na época tocava com o Cream. E o que ninguém imaginava aconteceu: menos de 48 horas depois de desembarcar no aeroporto, ele estava tocando com seu ídolo.

 

Sua primeira banda se chamava The Casual, que mudou de nome após descobrir outra banda com o mesmo nome nos Estados Unidos.

 

Sua guitarra preferida era a Fender Stratocaster, ou simplesmente “Strat”.

 

O disco de estreia de Jimi Hendrix foi Are You Experienced, lançado em 1 967.

 

Jimi tocou Are You Experienced de duas formas durante as gravações do álbum de mesmo nome: normal e ao contrário.

 

Are You Experienced foi escolhido como um dos álbuns da lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

 

O grupo The Jimi Hendrix Experience era formado por Mitch Mitchell, Noel Redding, Billy Cox e o próprio Jimi.

 

Dizem que Jimi começou a incendiar sua guitarra no palco para se diferenciar do The Who, que costumava quebrar os instrumentos depois das apresentações.

 

Antes de morrer, Jimi tinha a intenção de juntar-se a um projeto dos músicos Greg Lake e Keith Emerson. O grupo pretendia também incluir Carl Palmer.

 

Jimi Hendrix e Miles Davis mantiveram uma forte amizade e planejaram gravar um álbum juntos. Mas ele acabou não saindo em virtude de uma adiantamento de US$ 50 mil pedido pelo guitarrista, que Davis considerou alto demais.

 

Jimi costumava nomear sua música de Eletric Church, ou Igreja Elétrica.

 

Morreu com a mesma idade de outros ídolos do rock que partiram cedo: Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain, Amy Winehouse…

 

Jimi foi sepultado em Renton, estado de Washington num túmulo afastado dos demais para evitar estragos provocados pelos fãs. Sua guitarra foi esculpida na lápide.

 

Os direitos sobre o trabalho de Hendrix ficaram com seu pai, Al, que montou com sua filha a empresa Experience Hendrix para administrar todo o seu legado.

 

Uma lista com os 100 maiores guitarristas de todos os tempos feita pela revista Rolling Stone durante os anos 2 000 elegeu Jimi Hendrix como o melhor guitarrista.

 

Fontes: Wikipédia, Wiplash, Gimme Shelter.com, O Estado de S. Paulo.


Comentários!: