NOS 50 ANOS DE SGT. PEPPER’S, DESCUBRA CURIOSIDADES SOBRE O MAIS FAMOSO ÁLBUM DOS BEATLES





Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band foi o oitavo álbum de estúdio do grupo The Beatles.

 

O Sgt. Pepper’s foi o primeiro álbum com capa dupla, encarte com fotos e letras de música da história.

 

Com exceções de uma, todas as músicas do disco foram feitas em parceria entre John Lennon e Paul McCartney.

 

Sgt. Pepper’s foi a mais longa gravação do grupo. Para concluí-la, ela levou 700 horas ou 29 dias da vida dos quatro rapazes de Liverpool.

 

A faixa A Day in the Life contou com a participação de 41 músicos da Filarmônica de Londres, todos em traje de gala.

 

O grupo pensou em usar um calíope na gravação da faixa Being for the Benefit of Mister Kite!, mas como não encontraram o dito cujo, pegaram registros antigos do instrumento arquivados na gravadora EMI e jogaram aleatoriamente na música.

 

As músicas Strawberry Fields Forever e Penny Lane foram lanças em single antes do lançamento de Sgt. Pepper’s, mas não incluídas no álbum. Consta que os Beatles se arrependeram muito por isso.

 

A versão de With a Little Help from my Friends gravada por Joe Cocker fez mais sucesso que a gravação original dos Beatles.

 

Lennon e McCartney só não participam do vocal principal de duas faixas: With a Little Help from my Friends, interpretada por Ringo Starr, e Within you Without you

 

Passados apenas três dias do lançamento do álbum, o trio Lennon, McCartney e Harrison foi assistir em Londres a um show de um guitarrista norte-americano que dava muito o que falar: Jimi Hendrix. E para surpresa de todos, Hendrix abriu a apresentação com uma versão da música título do álbum.

 

A arte da capa foi executada pelo artista plástico Peter Blake e feita em cima de uma ideia de Paul McCartney.

 

Você é capaz de identificar as 70 personalidades que aparecem na capa de Sgt. Pepper’s? Eis algumas: Bob Dylan, Edgar Allan Poe, William Burroughs, Marylin Monroe, Karl Marx, Mae West, Carl Gustav Jung, George Bernard Shaw, Oscar Wilder, Marlon Brando, H. G. Well, Aldous Huxley, Albert Einstein, Oliver Hardy e Stan Laurel.

 

Originalmente, a capa possuía imagens de Hitler, Gandhi e Jesus, que foram retiradas da versão final.

 

A capa de Sgt. Pepper’s é uma das mais imitadas da história da música. Existem dezenas de encartes publicitários, relatórios, livros e discos “inspiradas” nela. Um exemplo? A capa do álbum Pane et Circensis, da Tropicália. O maior exemplo? O The Yellow Album, uma sátira com os personagens da série animada Os Simpsons.

 

Existe uma capa alternativa do álbum, lançada apenas nos Estados Unidos, em que os integrantes da banda são substituídos por executivos da Capitol Recordes. Ela é tão rara, que chegou a ser avaliadas em 70 mil libras.

 

No final do disco, ouve-se uma conversa gravada ao contrário que, segundo McCartney, foi apenas um papo qualquer que rolou no estúdio.

 

As músicas do álbum mais acessadas no canal de vídeos YouTube é Lucy in the Sky with Diamonds e A Day in the Life.

 

Logo após lançada, Lucy in the Sky with Diamonds gerou controvérsias em virtude de uma suposta alusão ao uso de drogas. Os detratores eram da opinião de que as iniciais do nome da música formava a sigla LSD, a droga da moda naquela época.

 

O fóssil do que seria o primeiro hominídeo, um Australopitecos encontrado na África em 1 974, recebeu o nome de Lucy em alusão à famosa música dos Beatles.

 

Você sabia que o título original do álbum era Dr. Pepper?

 

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band permaneceu 27 semanas no topo dos álbuns mais vendidos do Reino Unido e 15 dos Estados Unidos.

 

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band foi considerado pela revista Rolling Stone o melhor disco de todos os tempos. O que é interessante é que a listagem dos melhores feita pela revista possuía nada mais, nada menos que 500 álbuns.

 

O álbum recebeu quatro prêmios Grammy em 1 968, incluindo na categoria melhor álbum. Foi o primeiro disco de rock a receber tal prêmio.

 

O álbum Piper at the Gates Down, do Pink Floyd, foi gravado ao mesmo tempo que Sgt. Pepper’s nos estúdios Abbey Road.

 

Os Beatles foram a principal influência do bloco de carnaval carioca Sargento Pimenta, que toda música do grupo em ritmo de marchinha.

 

Fontes: Wikipédia, Mundo Estranho, Almanaque do Rock, 100 Discos para Você Ouvir Antes de Morrer, O Globo, G1.

 

 


Comentários!: