UM RETROSPECTO DO ANO DE 1974 EM 16 TÓPICOS





Um dos assuntos mais comentados no ano de 1 974 foi a renúncia do presidente norte-americano Richard Nixon. Envolvido numa série de escândalos que entrou para a posteridade como Caso Watergate, Nixon foi obrigado a passar o bastão para Gerald Ford.

Em Portugal, a Revolução dos Cravos põe fim a décadas de regime ditatorial. O país passa a ser uma democracia constitucional e livre.

A seleção holandesa surpreende na Copa do Mundo de 1 974, disputada na então Alemanha Ocidental. Chamada de Laranja Mecânica (uma referência à cor da camisa dos jogadores e ao filme de Stanley Kubrick), ela acaba chegando a final, mas… perde o título para os donos da casa.

Os países produtores aumentaram o preço do “ouro negro” em cerca de 400%, dando início à crise do petróleo, que duraria quase toda a década de 70.

No Brasil, o general Ernesto Geisel tomou posse como presidente da República. O país vive um período de forte crescimento econômico. Grandes obras como a ponte Rio-Niterói e o metrô de São Paulo são inauguradas.

Dois anos depois do incêndio do edifício Andraus, São Paulo viveu outra tragédia. O edifício Joelma pegou fogo, matando 189 pessoas e ferindo outras 300. Essa seria uma das maiores tragédias da história recente do país.

As personalidades que mais deram o que falar foram o boxeador norte-americano Muhamad Ali, o músico Raul Seixas e o grupo Secos & Molhados. O piloto brasileiro Emerson Fittipaldi torna-se bi-campeão mundial de Fórmula 1.

Lançado em 1 973, o disco de estreia do grupo Secos & Molhados foi um sucesso de público e crítica. Com máscaras e visual andrógino, o cantor Ney Matogrosso (que pouco depois ingressaria em carreira solo), consegue lotar o ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Raul Seixas lançou o disco Gita, um dos seus melhores trabalhos. A música-título conquistou de imediato as paradas de sucesso, assim como as canções Trem das Sete e Sociedade Alternativa. Quem também esteve entre os primeiros lugares das paradas de sucesso foram Roberto Carlos, Vanusa, Benito di Paula e Hyldon.

O brasileiro Morris Albert lançou a música Feelings, que se transformaria em hit internacional. Essa música é até hoje lembrada por muitos norte-americanos e europeus que vieram a época.

Filmes sobre catástrofes tomaram os cinemas na década de 1 970. Tragédias em aeroportos (Aeroporto) e arranha-céus (Inferno na Torre) levaram milhões de pessoas aos cinemas. Clássicos como O Poderoso Chefão II, O Exorcista, Alice Não Mora Mais Aqui e O Grande Gatsby também fizeram sucesso nas bilheterias.

Programas de auditório como Clube do Bolinha, Programa Flávio Cavalcanti, Buzina do Chacrinha, Programa Sílvio Santos e Almoço com as Estrelas tiveram grande audiência entre os telespectadores brasileiros.

Foram ao ar as seguintes novelas: Supermanoela, O Rebu, Corrida do Ouro, O Machão e O Semideus.

Flash Gordon, Tarzan, Jim das Selvas, Mandrake e Príncipe Valente são lançados em edições de luxo pela editora Ebal. A Rio Gráfica e Editora (atual Editora Globo) publica gibis como Dick Tracy, Spirit, Recruta Zero, Popeye e Brucutu.

Livros eróticos de Cassandra Rios e Adelaide Carraro são encontrados até em bancas de jornais. Por falar em livros, estiveram entre os mais vendidos os seguintes títulos: Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach; Solo de Clarineta, de Érico Veríssimo; O Cônsul Honorário, de Graham Greene; Todos Seremos Irmãos, de J. M. Simmel; e É Mentira, Terta?, de Chico Anysio.

Empresas ainda existentes na Grande São Paulo no ano de 1974: Comind (rede bancária), Peg & Pag (rede de supermercados que chega a ser citada na música Gita, de Raul Seixas), Prosdócimo (fabricante de geladeiras e outros eletrodomésticos), Ducal (loja de vestuário), Atma (fabricante de brinquedos), Monark (fabricante de biciletas), Tamakay (rede de lojas de móveis e eletrodomésticos), Fabrica de Móveis Brasil (rede de lojas de móveis); Isnard (lojas de departamento), Clipper (lojas de departamento), Mesbla (departamentos), Mappim (departamentos), Eletroradiobraz (departamentos), Casas da Banha (supermercados), Jumbo (supermercados), Banco Real (banco), Light (fornecedora de energia elétrica), Telesp (empresa de telefonia da cidade de São Paulo), National (fabricante de eletrônicos), Atlantic (rede de postos de gasolina), Delfin (banco), Transbrasil (companhia aérea), Varig (aérea), Cruzeiro do Sul (aérea), Trol (fabricante de brinquedos), Bloch (editora que publicava as revistas Manchete, Fatos & Fotos e Amiga, entre outras).

Clique aqui para ouvir alguns dos principais sucessos musicais daquele ano.


Comentários!: