12 PEQUENAS INFORMAÇÕES E GRANDES CURIOSIDADES SOBRE A NASA





NASA é a sigla da National Aeronautic and Space Administration (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço), uma agência do governo dos Estados Unidos criada em 1 958.

 

O governo dos Estados Unidos resolveu criar a NASA após o lançamento do primeiro satélite espacial soviético, o Sputnik I. Alarmado com a defasagem aeroespacial do país, o Congresso achou que devia criar pelo menos uma agência para fazer frente aos russos. Além da NASA, ele criou a ARPA, uma agência cujo objetivo era desenvolver tecnologia espacial para aplicações militares.

 

O primeiro programa da agência foi o Mercury, que tinha como objetivo suplantar os soviéticos na corrida espacial e preparar as bases para levar o primeiro ser humano à Lua. O Mercury foi seguido pelo Gemini e o Apollo. Um dos primeiros astronautas formados pelo Mercury foi John Glenn.

 

Quatro anos após o seu surgimento, a NASA enviou o primeiro norte-americano a orbitar a Terra, o norte-americano John Glenn.

 

Localizado no estado da Flórida, o Cabo Canaveral foi escolhido como ponto de lançamento por ser um dos locais em território norte-americano mais próximos do Equador e dessa maneira permitir o lançamento de um foguete com a menor energia possível.

 

Com 17 mil metros quadrados, a área de visitantes só foi aberta em 1 992 aos 79 milhões de dólares. Detalhe: ela foi projetada pela Walt Disney Imageneering.

 

O Cabo Canaveral abriga o Centro Espacial Kennedy, a base de onde parte os foguetes em direção ao espaço. Com mais de 50 quilômetros de comprimento e 10 de largura, ele emprega 17 mil pessoas.

 

O código da área do Centro Espacial Kennedy é 321, a mesma ordem da contagem regressiva para o lançamento de foguetes.

 

O orçamento anual da NASA é de 18 bilhões de dólares.

 

A NASA possui vários projetos de exploração e pesquisa espacial com órgãos estrangeiros. Um deles é a Estação Espacial Internacional, em conjunto com a Rússia, Canadá, Japão e outros 11 países.

 

Os astronautas usam fraldões durante o lançamento dos foguetes. Como não podem ir ao banheiro até a chega ao espaço/Estação Espacial Internacional, eles fazem as necessidades nesses fraldões.

 

Das cinco maiores tragédias espaciais de todos os tempos, três envolveram astronautas treinados pela NASA. A última foi a explosão do ônibus espacial Columbia, em 2003, que matou todos os sete astronautas a bordo.

 

Fontes: Wikipédia, Fatos Desconhecidos, Guia dos Curiosos, UOL.


Comentários!: