15 INFORMAÇÕES CURIOSAS SOBRE A VIDA E O LEGADO DE GALILEU GALILEI





O físico, matemático, astrônomo e filósofo Galileu Galilei nasceu na cidade de Pisa em 1 564 e morreu em Florença em 1 642.

 

Galileu foi o mais velho dos sete filhos de Vicenzo Galilei e Giulia Ammanati di Pesci.

 

Ele nunca se casou, mas teve três filhos – duas meninas e um menino – com Marina Gamba, com que vivera por um tempo. As meninas foram colocadas em conventos, onde passaram boa parte da vida.

 

Por vontade de seu pai, estudou medicina durante dois anos. No entanto, desistiu do curso para estudar matemática, que também não chegou a completar. Desenvolveu os seus dons estudando por conta própria durante muito tempo.

 

Acredite se quiser, mas para conseguir uma vaga na Universidade de Pisa, Galileu tentou provar a existência do inferno de Dante Alighieri, autor do clássico A Divina Comédia, através de cálculos matemáticos. De acordo com ele, o inferno seria cônico, com a parte mais profunda no centro da Terra. E o teto, imagine só, ficaria próximo da cidade de Jerusalém.

 

Aos 24 anos já era um cientista renomado em Pisa, onde passou a lecionar matemática. Foi nessa época que, segundo reza a lenda, teria feito o experimento pelo qual jogou dois objetos da Torre de Pisa, provando que a aceleração de um objeto em queda não é proporcional ao peso.

 

O experimento da Torre de Pisa não passa mesmo de uma lenda repetida até hoje, assim como a história de que ao negar a hipótese de que a Terra girava em torno do sol perante a Inquisição, Galileu teria tido: “Mas que gira, gira”.

 

Ao contrário do que muitos imaginam, não foi ele quem inventou o telescópio. Galileu apenas aperfeiçoou o instrumento com lentes mais potentes. O telescópio foi inventado em 1 608 na Holanda.

 

Galileu aperfeiçoou o telescópio mesmo sem nunca ter visto um. A façanha foi realizada através de descrições. O primeiro aumentava nove vezes, e o segundo 30 vezes.

 

Descobriu as seguintes luas de Júpiter: Io, Ganimedes, Calixto e Europa, atualmente conhecidas como “luas galileanas”. Descobriu também as montanhas lunares, as manchas solares, as fases de Vênus e o planeta Saturno (que disse possuir “orelhas”).

 

Convencido por suas descobertas astronômicas, defendeu a tese heliocêntrica de Nicolau Copérnico (de que a Terra não era o centro do universo). Uma vez que essa teoria era contrária aos dogmas da Igreja Católica, Galileu sofreu dois processos. Além de ser obrigado a negá-la em público, ele foi condenado a passar o resto da vida em prisão domiciliar.

 

Galileu bem que tentou burlar a censura da ICAR à teoria heliocêntrica de Copérnico escrevendo sua obra Diálogo Sobre os Dois Máximos Sistemas de Mundo, publicada em 1 632, na forma de uma conversa entre três sábios, cada qual defendendo um modelo. O primeiro problema foi que o defensor da teoria geocêntrica (que a Terra gira em torno do sol) era um tanto abobalhado (um “anão mental” e “idiota”, segundo o livro). O segundo foi que muitos imaginaram ser ele uma caricatura do papa Urbano VIII.

 

Em virtude da censura imposta pelas autoridades eclesiásticas, seus escritos só foram publicados 60 anos após sua morte. O processo que sofreu só foi revisto 300 anos depois, quando a ICAR decidiu pela absolvição.

 

Mesmo afetado por problemas de visão, Galileu continuou trabalhando com a ajuda de dois discípulos. Morreu cego aos 78 anos.

 

Entre as suas criações estão o compasso geométrico, a balança hidrostática, o termobaroscópio (aparelho que originalmente serviria para medir a pressão atmosférica, mas acabou servindo como termômetro), uma régua calculadora e o binóculo.

 

(Uma observação importante: Não foi em virtude das suas invenções ou descobertas que Galileu se tornou vital para a história do conhecimento científico, mas porque foi o primeiro a combinar observação experimental com a descrição teórica dos fenômenos. E outras palavras, podemos dizer que ele foi o pioneiro na utilização do método científico.)

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Batanga, UOL Educação, Superinteressante.


Comentários!: