18 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES SURPREENDENTES SOBRE OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE





O livro do Apocalipse, ou Revelação, descreve uma série de visões sobre o que seria o provável final dos tempos.

 

As revelações do livro do Apocalipse foram dadas a João na ilha de Patmos, onde ele estaria supostamente exilado. Acredita-se que ele tenha sido banido para essa ilha em virtude da perseguição aos cristãos pelos romanos.

 

O número mais citado no Apocalipse é o número sete. O autor recorre a ele com frequência quase obsessiva, mas no caso dos Cavaleiros do Apocalipse, seriam apenas quatro.

 

O nome Armagedon, descrito no Apocalipse, deriva da palavra Megido, que é um monte que fica em Israel.

 

Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse são personagens descritos na Terceira visão profética do apóstolo João no livro bíblico do Apocalipse, ou Revelação. Seriam Peste, Guerra, Fome e Morte. Para os cristãos, eles deverão aparecer antes do final dos tempos.

 

O Cavaleiro do Cavalo Vermelho possui uma grande espada. Simboliza a guerra.

 

O Cavaleiro do Cavalo Preto possui uma balança numa das mão. Uma vez que a balança seria o símbolo dos alimentos racionados e dos preços altos, ele representaria a fome.

 

O Cavaleiro do Cavalo Descorado ou Baio (cor do cadáver que se decompõe). Representa a morte, a quem foi dada autoridade sobre grande parte da Terra. De acordo com a tradição, o cavaleiro montaria uma égua, e não um cavalo.

 

O Cavaleiro do Cavalo Branco usaria uma coroa e teria um arco em mãos. O Apocalipse é evasivo sobre esse cavaleiro. Para alguns, simbolizaria a peste. Mas…

 

Para as Testemunhas de Jeová e outras denominações cristãs, o Cavaleiro do Cavalo Branco seria Jesus, que completaria a sua vitória e acabaria com todo o sofrimento do mundo (o arco simbolizaria a vitória). Porém…

 

Muitos acreditam ser o Anticristo, o falso Jesus e a falsa religião (temos que lembrar que o livro do Apocalipse não o nomeia como tal).

 

Ao surgirem, os Quatro Cavaleiros galopariam em alta velocidade e fariam barulho como um trovão. Quem viria na frente seria o cavalo branco, seguido do vermelho, do descorado e do preto.

 

O filme Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse foi lançado em 1 962 pelo diretor norte-americano Vicent Minelli. Ele é baseado na obra homônima de Vicente Blasco Ibañez.

 

Também com o mesmo nome, o filme Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, de 2 009, é um filme de suspense com Denis Quaid no papel principal. Chamado em Portugal de Horseman – O Cavaleiro, ele foi dirigido por Jonas Åkerlund.

 

Os Quatro Cavaleiro do Apocalipse são também um grupo de supervilões dos quadrinhos da Marvel. O grupo é formado por quatro mutantes que receberam lavagem cerebral de um vilão conhecido como Apocalipse. Magneto representou a guerra; Tempestade, a fome; Psylocke, a peste; e Arcanjo, a morte. Esse vilões apareceram no filme X-Men – Apocalipse.

 

Esses cavaleiros também foram retratados por pintores das mais diversas épocas e culturas, como o alemão Albrecht Dürer (imagem acima) e o brasileiro Cândido Portinari.

 

Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse ilustram uma capa de um álbum da banda Muse, de 2006, chamado Black Holes and Reveletions.

 

Eles são também tema de uma música do Metallica: Four Horsemen, do álbum Kill’em All (por sinal, o primeiro disco do grupo). Num dos versos, James Hetfield, o vocalista, canta: “Os Cavaleiros estão aproximando-se/Nas selas de seus cavalos eles vagueiam/Eles vieram para tomar a sua vida”.

 

Fontes: Wikipédia, A Sentinela, BBC Brasil, History Chanel.

 

 

 


Comentários!: